COMO LIDAR COM CRIANÇAS "ECO-
-TIRÂNICAS"
Coluna Pais e Professores
O cérebro humano não nasce pronto e
continua se desenvolvendo por quase três décadas, mas continua aprendendo o
resto da vida, desde que não adoeça ou sofra um acidente precocemente.
O período em que o cérebro mais se
desenvolve é nos primeiros anos de vida da criança. Esta nasce sem um mínimo de
conhecimento racional e consegue absorver o mundo que o cerca em pouco tempo.
Basta verificar a dificuldade que um adulto tem para aprender uma língua nova,
adquirir um comportamento novo ou largar um vício já arraigado dentro dele. Este
potencial incrível de aprendizado está sendo desperdiçado pela nossa sociedade.
Outros desperdícios
Os maiores desperdiçadores são pais: na
linha de pobreza que mal têm o que comer; analfabetos; dependentes químicos;
psicóticos; neuróticos graves; deficiência mental grave; ausentes no convívio
com as crianças; adolescentes com gravidez precoce; mãe solteira sem ajuda da
família etc. Estes não têm condições de oferecer os cuida- dos mínimos
necessários em saúde nem promover estímulos necessários para um bom
desenvolvimento dos seus filhos, que chegam à escola já em desvantagem nas
áreas cognitiva e emocional em relação a outras crianças melhor assistidas.
Esta desvantagem vai se consagrando com a
idade e propiciam repetências e abandonos escolares que, por sua vez,
fortalecem as diferenças sociais, a perpetuação da ignorância e da pobreza, da
violência social, dos analfabetos e analfabetos funcionais e o desemprego em
um país que precisa de empregados. A atual escola sozinha e os pais conseguem
diminuir, mas não reverter esta desvantagem.
Bons pais
Famílias desenvolvem filhos competentes,
com boa auto--estima e integrados numa sociedade competitiva quando os pais têm
cultura e educação, leem em voz alta para os seus filhos, fornecem estímulos
lógicos e desafios com jogos educativos, não os negligenciam nas mãos de
terceiros (creches, babás, irmãos com pequenas diferenças de idade,
funcionários outros etc.), acompanham suas tarefas diárias (sim, crianças têm
suas obrigações adequadas às suas idades), corrigem os seus erros e cobram o
que lhes foi ensinado (fazendo-os arcar com as consequências do seu
comportamento inadequado). É a diferença existente entre a criação silvestre
(largada) e educação orquestrada (integrada) dos filhos.
Assim, o investimento na educação das
crianças tem que ser iniciado com os seus próprios pais e/ou responsáveis e
professores da primeira infância em grande escala.
Educação e respeito
Não é a submissão dos educadores aos
caprichos, destemperos e desmandos dos filhos que fará deles cidadãos éticos,
mas sim investindo na sua educação.
O Brasil, estando entre os dez maiores PIBs
do mundo, tem como recuperar sua educação que está entre os piores do mundo, se
de fato ela receber uma real e ética priorização pública e familiar.
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