REGRESSO À ESCOLA:
10 RAZÕES PARA UM SIM
PEDRO
STRECHT,
MÉDICO PEDOPSIQUIATRA
1. A
vida contém sempre riscos.
Podemos
controlá-los, mas nunca conseguiremos anulá-los.
2. Há uma diferença entre o
provável e o possível. A mesma que marca a distância entre o medo que protege
ou o pânico que desorganiza.
3. Ir à escola é um dever. Mas
também um direito inalienável de todos os menores de 18 anos de idade.
4. Não há verdadeiro ensino nem
boa aprendizagem sem uma base presencial e relacional. Ter acesso a informação
é diferente de ganhar conhecimento.
5. A noção evolutiva da
infância e, sobretudo, da adolescência é oposta à palavra confinamento. Implica
movimento, exploração, contacto, experiência.
6. Na escola, para além de se
aprender, vive-se. É possível ter rotinas, estar fora de casa, conhecer outros
adultos, construir amizades, resolver zangas, dar espaço a paixões e
desilusões.
7. Viver a escola é ainda ter
acesso a diversas actividades extra-curriculares, com destaque para o desporto,
as artes, a cultura em geral que, de outra forma, não teriam existência.
8. As famílias, tal como todos
os sistemas relacionais, precisam de um espaço saudável entre os seus membros.
Demasiada proximidade, em espaços físicos reduzidos, dá azo a mais conflitos
emocionais e físicos.
9. A medicina não é uma ciência
exacta. Podemos saber muito, mas nunca tudo. No entanto, o seu avanço bem como
o das tecnologias reforça a noção de esperança no futuro.
10. A história da humanidade
tem sempre ciclos de crises e avanços. Toda a crise contém em si mesmo um
enorme potencial evolutivo de que todos podemos ser agentes activos
“O trabalho do pensamento
humano deve resistir ao teste da realidade nua e bruta. Se não o consegue, é
inútil”, Czeslaw Milosz, Nobel da Literatura
NOTA: Recebi hoje de um querido
amigo, o Pedro Strecht, esta missiva, que aqui partilho. Como sempre as suas
palavras são sábias e humanas.
Maria Teresa Sá
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