sexta-feira, 18 de junho de 2021

PESQUISA DE ADELAIDE ABREU-DOS-SANTOS - A CASA BIZARRA DE NIKOLAI SUTIAGUIN

 A CASA BIZARRA DE NIKOLAI SUTIAGUIN

PESQUISA DE ADELAIDE ABREU-DOS-SANTOS

         A Casa Sutyagin (em russo: Дом Сутягина, Dom Sutyagina; também denominada Деревянный небоскрёб, "arranha-céu de madeira", ou Соломбальский небоскрёб, "arranha-céu de Solombala") foi uma casa de madeira em Arcangel, na Rússia.
             A residência, com o equivalente a 13 andares em 44 metros de altura, pertencia ao líder criminoso local Nikolai Petrovich Sutyagin, era relatada como a construção de madeira mais alta do mundo, ou ao menos da Rússia. 

NIKOLAI PIETROVICH STUTIAGUIN
           Construída por Sutyagin e sua família ao longo de 15 anos, iniciando-se em 1992, sem quaisquer planos formalizados ou autorizações para construção, a estrutura deteriorou-se enquanto Sutyagin passava vários anos na prisão.
            Em 2008, a construção foi condenada pelo risco de incêndio e a Justiça determinou sua completa demolição até 1 de fevereiro de 2009. 
           Em 26 de dezembro de 2008, a torre foi derrubada, e o restante foi desmanchado manualmente ao longo dos meses seguintes. A parte remanescente da construção, com quatro andares, pegou fogo e pereceu em 6 de maio de 2012.
        OUTRO OLHAR

Foi em 1992 quando Nikolai Sutyagin, um homem de negócios russo de má reputação, decidiu construir sua mansão em Arkhangelsk, Rússia. Inicialmente a casa deveria ter dois andares como o resto das vizinhas, mas sua convicção de superioridade o motivou a erguer uma casa que se elevava acima das outras para representar seu status superior como ele acreditava.

Assim começou a levantar a casa levantando novos pisos, mas seu trabalho foi frustrado já que Nikolai foi preso e condenado por crimes relacionados à máfia russa.

Anos se passaram e uma vez que sua sentença acabou, Nikolai voltou ao seu projeto de elevar sua mansão acima do resto. Mas agora, depois de cumprir sua sentença, ele estava quebrado.

Isso não freou seu ambicioso projeto e, para continuá-lo, ele usou o material mais barato, a madeira, e o melhor acabamento, ele mesmo. 15 anos de esforço com a família e paciência até atingir 44 metros de altura e 13 andares. Cada um se posicionou à sua maneira, conforme o projeto avançava, mas com certos critérios arquitetônicos, embora a verdade fosse bastante precária.

A obra não foi concluída, mas as reclamações contínuas dos vizinhos devido ao alto risco de rompimento ou incêndio, obrigaram as autoridades a demolir em 2008 (vídeo), desmontando toda a madeira nos meses seguintes até que fosse reduzida para 4 andares, novamente seu projeto foi frustrado. Finalmente, a casa pegou fogo em 6 de maio de 2012.

               Seria legal vê-lo em seu esplendor máximo em pé, me lembra um pouco o castelo em movimento do estúdio Ghibli, muito legal a verdade.

A residência, com o equivalente a 13 andares em 44 metros de altura, pertencia ao líder criminoso local Nikolai Petrovich Sutyagin, era relatada como a construção de madeira mais alta do mundo, ou ao menos da Rússia. Construída por Sutyagin e sua família ao longo de 15 anos, iniciando-se em 1992, sem quaisquer planos formalizados ou autorizações para construção, a estrutura deteriorou-se enquanto Sutyagin passava vários anos na prisão.


         O INCÊNDIO FINAL, FIM DE UM SONHO...

SONHO DESTRUÍDOOOOO....



FIM